sábado, 4 de fevereiro de 2012

Quitei meu veículo, que estava alienado. Porque o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido após a quitação continua com esta restrição?


Quitou o financiamento? Saiba como "desalienar" o seu veículo. Dúvidas sobre o financiamento do veículo estão entre as mais comuns dos proprietários de veículos e, diariamente centenas de despachantes de trânsito explicam isto para seus clientes.

Este post responde a perguntas como:


Quitei o financiamento do meu carro, e agora?

- Quitei o financiamento do meu carro, mas o Detran continua emitindo o licenciamento com a informação de veículo alienado. O que devo fazer para resolver isto?

- Posso comprar um carro que o vendedor diz ter quitado, mas que está constando a alienação no documento do veículo?

Quitei o financiamento, o que fazer para retirar a observação do CRLV?

- Quanto tempo demora para baixar o financiamento após a quitação?


- Quanto tempo o banco demora para baixar o financiamento após a quitação?

Se você tem estas ou outras dúvidas similares, está no lugar certo.

A seguir vamos explicar como funciona a informação de gravame no cadastro dos veículos junto aos departamentos estaduais de trânsito (Detran's) após a quitação do financiamento. E posso te adiantar que você não é o único a ter esta dúvida, mas hoje vai compreender exatamente como funciona este procedimento junto ao Detran e o cadastro do seu veículo.

Após a quitação do financiamento do seu veículo, a financeira faz a liberação do mesmo junto ao Sistema Nacional de Gravames (SNG), conhecido popularmente como Megadata.

Esta liberação já permite a venda e transferência do veículo para terceiros bem como o refinanciamento do veículo junto à qualquer instituição financeira, mas no cadastro do veículo no Detran continuará constando como "veículo alienado" até que seja feito algum processo com emissão de CRV (Certificado de Registro de Veículo) junto ao órgão incluindo a Exclusão de Gravame. Neste caso, a partir da emissão deste documento, no campo observações constará a informação “SEM RESERVA”.

A primeira opção é solicitar uma alteração de dados, onde será emitido um novo documento de transferência para o veículo sem constar a restrição e, assim, a partir deste momento as consultas ao site do Detran de registro e os novos documentos de licenciamento passarão a constar a observação “SEM RESERVA”.

Por outro lado, os proprietários de veículos não são obrigados a fazer a alteração de dados, a não ser que o financiamento seja feito através de leasing, e poderão aguardar até que refinancie o veículo ou venda o mesmo, e no próximo processo de documentação com emissão de CRV (Certificado de Registro de Veículo) seja realizada a exclusão de gravame no sistema do Detran. Desta forma poderá economizar as despesas de emitir o novo documento para somente “baixar o gravame”.

Também vale lembrar que um veículo cujo documento conste a observação da restrição, poderá já ter sido liberado pela financeira no Sistema Nacional de Gravames e, por outro lado, um documento que não conste, poderá ter restrição junto a alguma financeira pendente de incluir no cadastro do veículo junto ao Detran.

A única forma de ter certeza quando à liberação ou a existência de restrição financeira no cadastro de um determinado veículo é através da consulta ao sistema de registros do SNG (Sistema Nacional de Gravames). Cada Detran (que são órgãos estaduais) tem um procedimento para fazer esta consulta, na dúvida, qualquer despachante de trânsito pode auxiliar, frequentemente sem custos.

Veja exemplo de documentos com estas informações:

Situação 1: Documento com restrição financeira, ou "veículo alienado".
Veículo Alienado - Documento com a observação do Gravame Financeiro




Situação 2: Documento sem restrição financeira, ou "veículo não alienado".
Documento de veículo sem financiamento, não alienado


Em caso de dúvidas, procure um despachante de sua confiança.
Para entrar em contato com o Despachante Brüggclique aqui.

Dúvidas quanto ao conteúdo do post podem ser deixadas como comentários no final desta página.









Este post foi claro ou te deixou com mais dúvidas? Deixe seu comentário logo abaixo! 





6 comentários:

  1. Sua postagem está muito clara e ajudou bastante. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem está muito clara e ajudou bastante. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns muito bem explicado , já fui no ciretran , Detran e ninguem sabe explicar por que ainda consta no sistema a alienação ... Agora que eu entendi ..

    ResponderExcluir
  4. bom dia. via ouvidoria do detran/df, e mesmo com o carro já quitado, tentei que eles emitissem novo crlv sem a informação de "al fid" sem que eu tenha que pagar taxa para isso. informaram-me que eu ficasse despreocupado pois constava no sistema que o gravame já havia sido baixado. não posso ter o direito de não conter doc sem essa informação e sem apgar taxa.
    fica parecendo que querem o $$$.

    ResponderExcluir
  5. bom dia. via ouvidoria do detran/df, e mesmo com o carro já quitado, tentei que eles emitissem novo crlv sem a informação de "al fid" sem que eu tenha que pagar taxa para isso. informaram-me que eu ficasse despreocupado pois constava no sistema que o gravame já havia sido baixado. não posso ter o direito de não conter doc sem essa informação e sem apgar taxa.
    fica parecendo que querem o $$$.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, você tem razão na exposição, mas o Detran também tem função de arrecadar. As taxas são de direito do Distrito Federal, no caso.

      Excluir